GRÃOS DE SOJA, SAÚDE E DISPOSIÇÃO!
Quando a tarde caia era no chão da sala que eu ficava por algumas horas enquanto assistia a TV. Notava que as minhas pernas estavam cansadas e estranhas. Ao tomar um ônibus pela manhã dormia como se fosse noite. Sentia muito sono. Mas devido ao excesso de trabalho não me deva conta que poderia ser uma doença. Logo eu que comia tão bem, graças a Deus! Foi então que uma amiga me ligou e perguntou se alguém da minha família poderia doar sangue para o seu pai que precisava de uma cirurgia com uma certa
urgência. Como estava sozinha logo fiquei a disposição. Fomos para a Santa Casa de Misericórdia e para minha surpresa ouvi a enfermeira dizer que eu não poderia doar sangue, pois estava com anemia e se demorasse mais um pouco poderia ficar internada. Este foi o depoimento de dona Josefa e quem a conhece sabe que a sua saga é uma veia aberta (Meu Universo Interior I). Todavia expor seus problemas de saúde é certamente um outro departamento. Mas ao concluir que seria bom para muitas pessoas para que elas acreditassem que somos o que comemos, e esta é uma frase, ou seja, um dito que vem lá de nossas avós; não teve dúvidas para falar de sua cura. Há três anos dona Josefa passou por um período de fraqueza e não sabia que estava doente. Sempre acreditou que se alimentava bem. Tinha acesso a todo tipo de alimento, o que ignorava era que ela era igual à maioria dos brasileiros. Estes escolhem mal o que põem para dentro. O médico que a acompanhou não descobriu nenhuma causa para a sua anemia. Frisou apenas que ela deveria mudar a sua alimentação já que passara dos quarenta anos.
De maneira radical dona Josefa trocou o feijão pela soja, o arroz comum pelo arroz integral com caldo de espinafre, o leite de vaca pelo leite de soja original, passou a consumir também pães integrais com ou sem a soja. Mas a sua surpresa veio com o tempo que a fez diminuir sensivelmente o consumo da carne vermelha ou branca graças ao consumo dos grãos de soja. Inicialmente não sabia cozinhar os grãos sem que estes ficassem com um cheiro desagradável. Contudo, de tanto fazer a tal da soja, resolveu testar um bom cozimento e acabou encontrando o jeito certo. A receita foi aprovada, e este é o melhor modo de cozinhar os grãos: leve duas xícaras de chá de soja para um pirex tipo marinex (não molhe, por favor!). Ferva um litro de água e despeje sobre a soja. Envolva com papel alumínio e cubra com uma tampa adequada. Deixe descansar por três horas no mínimo. Tome uma panela de pressão e faça um tempero com duas folhas de louro, um bom fio de óleo ou azeite, dois dentes de alho, uma cebola picada e uma colher de sobremesa rasa de sal. Frite levemente. Agora pode lavar a soja no escorredor de arroz com bastante água corrente. Ela está desidratada e pronta para ser usada inclusive em outras receitas. Deixe na panela de pressão com um litro de água por 40 minutos em fogo brando.
Gelza Reis Cristo
São Vicente-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário