terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ensinar é como plantar

Educação Século XXI


Ensinar é como plantar

O planejamento é essencial nas minhas práticas pedagógicas. Planejo porque preciso refletir sobre a minha prática. Para cada escola temos uma comunidade, para cada ano temos uma diversidade de comportamento. E assim o docente é tão flexível quanto a LDB.

A Proposta Curricular do Estado de São Paulo veio para mudar e apagar de vez todos os vestígios da escrita automática.

Gramática, Literatura e texto são três objetos inseparáveis no processo ensinoaprendizagem. É assim que eu os vejo. Mas se devo priorizar um deles, certamente é o texto o centro das minhas aulas. Os textos pertencem a diferentes categorias e gêneros textuais. Portanto eles são o centro da minha aula de Língua Portuguesa.

Incentivar a pesquisa que é uma constante nas páginas de nossos cadernos. Buscamos em jornais, revistas que através de notícias e propagandas são ricos para fundamentar conhecimentos e valores.

Na área de entretenimento, dentro das condições da nossa escola, levamos nossos alunos para assistir a um filme (mãos talentosas), de modo interdisciplinar. São vários professores de áreas distintas que num esforço coletivo realizamos pequenos projetos. Depois do filme os alunos fizeram uma produção textual e no caso desse filme propus um texto de ficção onde cada discente deveria usar a sua imaginação para construir o enredo.

“Professora, inventar tudo é difícil?”

Nesse momento o professor deve falar das estratégias usadas por um bom ficcionista: sempre há um pouco do autor, e do seu currículo oculto. Quantas vezes lembramos dos saberes internos dos alunos nas nossas aulas!

No processo de avaliação contínua tomamos algumas decisões pedagógicas que não se restringem as práticas do dia a dia. Falo do acompanhamento individual. No entanto, se o problema é de cunho social fica difícil qualquer ação do docente.

Quando trabalho com a gramática faço uso de um texto expositivo que não seja extenso. Proponho a divisão dos períodos, destacamos o sujeito e o verbo. Finalmente fazemos a separação das orações e daí a classificação da oração principal a subordinada. Tudo com perguntas sobre as classes gramaticais.

Considerando que tenho uma 7ª série e trabalhe com a mesma os eixos (tipologias e gêneros textuais) no terceiro e quarto bimestre com o conteúdo teremos textos, discurso e história, orais, escritos, verbais e não verbais (leitura, escrita, fala e escuta). O apego à escrita me leva a refazer minhas práticas pedagógicas, principalmente por causa da diversidade cultural e social. Por mais que o professor explique há sempre uma voz:

“Não entendi nada”.

Se o aluno tem visão de si mesmo várias ações devem ser voltadas para ele. Todos têm o direito de aprender. Vamos encaminhá-lo para a recuperação paralela.

Foi no confronto com a prática que mais aprendi.

Quanto à origem da prática pelo ensinoaprendizagem?

Na minha adolescência fundei uma escola para alfabetizar jovens da minha região. Todos tinham a idade da professora ou mais.



Turma de alunos da E. E. Profº Luiz D'Aurea

Gelza conquista depois dos 40 anos o diploma de Licenciatura em LETRAS pela UNISANTOS (Universidade Católica de Santos)

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