Conheça a escritora Gelza Reis Cristo
Gelza Reis Cristo, Professora da Rede Estadual, escritora, culinarista, poeta e declamadora, nasceu no ano de 1956 na fazenda Quixabeira, município de Adustina no norte da Bahia. Formada em LETRAS pela Universidade Católica de Santos. No momento pós-graduanda na Língua Portuguesa pela UNICAMP (Universidade de Campinas). A história da Gelza começa quando ela tinha 7 anos de idade, e quando ela descobriu que o seu único meio de comunicação era um rádio que a família possuía como o bem mais precioso de descoberta do mundo, pois não havia outro na região do “polígono das secas”. Naquela época Gelza buscou o caminho da escola como uma tabua de salvação para fugir do seu destino de ser apenas uma dona de casa como o das jovens de sua época. Agarrou-se a figura paterna para realizar o seu desejo de estudar em uma escola de verdade.
A sua história foi contada no livro autobiográfico “Meu Universo Interior I, razão e emoção unidas revelando o amor”. Aos dezesseis anos conseguiu ingressar em uma escola de verdade, caminhou 18km por dia, quer chova quer faça sol, para alcançar a sala de aula. Viajou para São Paulo com o sonho da evolução por meio dos estudos. Encontrou o destino e com ele as pedras e o viés das escolhas pela sobrevivência. Guardou o sonho da faculdade por 23 anos. Hoje vitoriosa continua evoluindo no ritmo do século XXI. Ser professora era o seu maior sonho, talvez o mais importante, visto que aos 17 anos montou uma escola e alfabetizou muitos jovens de sua região em apenas três meses usando o método do Paulo Freire sem nunca ter ouvido falar do educador.
Iniciou carreira literária em 1996, com a publicação de poemas e crônicas na antologia “A Lua e a Pena”, a qual teve quatro edições. Além dessas vieram outras como Coletânea Acalanto(Ed. Taba Cultural-Rj); Coletânea Almas Densas (Barra Bonita-SP), Antologia de Contos e Crônicas (Ed. Scortecci).
Em 1999 lançou o seu primeiro livro individual, acima citado, e a mídia esteve sempre presente com reportagens de jornais e entrevista de TV local (Baixada Santista); depois veio “Momento do Poeta” pela Secretaria de Cultura de São Vicente.
Em novembro de 2008 lançou o seu romance da culinária “A Cozinheira Nômade” o seu grande sucesso do momento. Este a levou para a TV Santa Cecília e no programa “Mulheres Dez” a Gelza fez um dos seus pratos com maestria e desenvoltura. Vários jornais da Baixada Santista divulgaram os seus trabalhos, os seus eventos. Está em fase de editoração o seu livro de poesias Maré da Lua, uma antologia.
A escritora é membro da Academia Vicentina de Letras Artes e Ofícios “Frei Gaspar da Madre de Deus” e nela desenvolve várias atividades em grupo durante o ano.
Gelza tem dois livros inéditos administra atualmente este blog onde escreve vários gêneros literários e artigos de pesquisa.