Aula de Português 6° ano - AS DUAS CARGAS
Profª Josefa Reis Santos Cristo
Dois burros caminhavam lado a lado, um com uma carga de açúcar, outro com uma carga de algodão.
O primeiro era considerado como uma criatura de grande saber e via-se forçado, até mesmo, a andar de óculos, por ter o costume de ler à noite sob a pouca luz da estrebaria.
Com sua previdência habitual, chamou a atenção para os acidentes do caminho, aconselhando cautela ao que o outro retrucou:
__ Não há perigo. Basta seguirmos os rastros de quem já passou por aqui.
É preciso não esquecer __ disse o de óculos __ que por onde passou um, não pode passar o outro.
__ Ora, que bobagem! Pois se já seguiram esta trilha vários outro na nossa frente e nada lhes aconteceu, nada nos acontecerá também.
__ Não, amigo, não pense assim. Acredite, sou mais velho que você, mais experiente, e sei que nem sempre o que é bom para alguém é bom para os demais.
Neste ponto alcançaram um rio cuja ponte havia caído naquela manhã.
__ Que faremos? Perguntou o burro do algodão.
__ O jeito é passar a vau __ respondeu o outro. E assim, dizendo, lançou-se na correnteza. Como o açúcar dissolvia-se na água, pôde chegar tranqüilamente á margem oposta.
O burro do algodão, teimosamente, pensou:
Se ele passou, também eu passarei __ e meteu-se no rio.
Mas sua carga em vez de dissolver-se, como açúcar, cresceu, inchou, aumentou tanto de peso, que o pobre burro acabou por afundar.
Enquanto isso, já na margem oposta, pensava com seus botões o burro sábio:
Ah, amigo, bem lhe dizia! È inútil seguir as pegadas alheias! Cada qual deve seguir o seu próprio caminho.
Monteiro Lobato
Personagens __ suas ações e reações
1. Quais são os personagens do texto?
2. Como era considerado o burro que transportava o açúcar?
3. Você deve ter percebido que, no texto os burros pensam de maneira diferente. Aponte a divergência (diferença):
4. Que conselho o burro sábio e precavido deu ao companheiro?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. O conselho foi bem aceito pelo outro burro? Comprove sua resposta com uma frase do texto:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. No sétimo parágrafo o burro experiente tentou convencer o amigo:
( ) com agressividade. ( ) aos berros. ( ) com calma.
7. Transcreva o parágrafo do texto que narra o insucesso do burro do algodão:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Características dos personagens. Marque V para o burro do algodão e B para o burro do açúcar:
( ) sábio
( ) teimoso
( )cauteloso
( ) previdente
( ) imprudente
( ) velho.
9. A causa maior do afogamento do burro do algodão foi:
( ) sua calma ( ) sua teimosia ( ) sua pressa ( ) a profundeza do rio.
10. Na expressão “o pobre burro acabou por afundar”, o adjetivo pobre significa:
( )Sem dinheiro ( ) infeliz.
11. Por que este texto é uma fábula? O que você entende por fábula?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
12. Faça um resumo do texto, narrando apenas os aspectos (fatos) mais importantes:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13. Que outro título você daria a fábula?
14. A idéia central está expressa (ou repetida) no texto três vezes, mas com palavras diferentes. Assinale abaixo os três itens que trazem a idéia central do texto:
( ) “não há perigo. Basta seguirmos os rastros de quem já passou por aquis.”
( ) “...por onde passou um, pode não passar um outro.”
( ) “...sei que nem sempre o que é bom para alguém é bom para os demais.”
( ) Se ele passou também eu passarei.”
( ) “É inútil seguir as pegadas alheias! Cada qual deve trilhar o seu próprio caminho.”
15. No final do texto está a mensagem (a moral) da fábula. Escreva-a nas linhas abaixo:
16. Escreva abaixo as coisas que você gosta de fazer. Boa sorte!
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário