Neste espaço virtual você encontrará tudo sobre a Arte, Ensino, culinária inédita, curiosidades, literatura Brasileira e mundial; bem como variedades em pesquisas
sexta-feira, 11 de março de 2011
Dia Internacional da Mulher
No dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher porque na virada do século XX, quando se iniciou o processo de industrialização e expansão econômica, aconteceram protestos sobre a condição de trabalho feminino.
Então, no ano de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária para dez horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada e nesta ocasião, aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Somente no ano de 1910, na Conferência na Dinamarca, ficou decidido que o oito de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem aquelas que morreram. E no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu. Foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960.
Em 1975, designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher.
Vale salientar que o objetivo real da criação da data se encontra além da comemoração; está em deixá-la como um marco para discussão do papel da mulher na sociedade. As comemorações visam propor momentos de reflexão sobre a condição feminina e com isto tentar diminuir ou terminar com o preconceito e a desvalorização do espaço da mulher, que tem sofrido com a violência, jornada de trabalho excessiva, desvantagens na carreira profissional, etc.
Outra conquista a ser tomada como exemplo se encontra na Lei 11.340/06, a conhecida Maria da Penha, em vigor desde o dia 22/09/2006, e que trata da violência contra as mulheres.
No âmbito da educação, o que se percebe é o crescente número de estudos sobre a condição feminina auxiliando no processo de auto-conscientização. Assim, está sendo cada vez mais comum vermos mulheres buscando sua ocupação no meio político; tomando consciência de que seu espaço no mundo atual não se reserva somente ao meio familiar, percebendo que há muito mais a ser explorado. Maior exemplo foi a eleição da Sra. Dilma Roussef, primeira mulher a ocupar no Brasil o cargo de Presidente da República.
Por isto MULHER, é preciso comemorar!!! Somos pessoas portadoras de direitos que precisam ser respeitados! Parabéns a você, que luta, sofre, batalha, não se deixa abater pelo primeiro obstáculo, enfrenta desafios e está pronta para o que der e vier!! PARABÉNS!!!
Março de 2011
Fonte:
Maria Antonia Sanchez Álvares
Diretora Sócio Cultural
SINCONSANTOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário