Principais obras:
Carnaval, Ritmo Dissoluto, Libertinagem, Estrela da vida inteira.
Temas do cotidiano, poeticamente transfigurados, evocação da
infância e da morte; busca simplicidade.
Poemas
Formados na maioria por redondilhas;
Mundo particular; momento seu: faz tudo nesse mundo, pois no
mundo real não é possível (surrealismo).
Mundo transcendente: parecido com o real, mas onde ele é
livre.
• “Vou-me embora pra pasárgada (campo das pessoas) → campo
da utopia
“Aqui (mundo real) eu não sou feliz”
“Soube transmitir a tantas outras pessoas a visão e promessa
da minha adolescência – essa pasárgada onde podemos viver pelo sonho o que a
vida madrasta não quis nos dar.”
Manuel Bandeira
Pneumatórax – poema piada
• Humor negro para tratar dos problemas:
“Então, doutor, não é possível tratar do pneumatórax? Não. A
única coisa a fazer é tocar um tango argentino.”
Não dá pra fazer mais nada, apenas chorar.
→ intercala causas (febres, hemoptese), e conseqüências (a
vida inteira que poderia ter sido e não foi).
→ semelhante a prosa; temática comum.
• poema tirado de uma notícia de jornal.
Características:
Verso livre sem métrica
Branco sem rima
Função referencial como em textos de jornal
Crítica a linguagem jornalística: seca e até cruel.
POÉTICA
“Estou farto do lirismo comedido”
Lirismo político – tem que agradar.
PARNASIANO: importância única com a forma, sem importar-se
com o conteúdo.
“Lirismo dos loucos” – fora dos padrões, sem limites,
rejeitado pela sociedade, busca romper os paradigmas.
“O Cacto” é uma alegoria do ser humano e das violências para
com ele.
Evocação do Recife – tom pessoal, saudosismo, ausência ou
excesso de pontuação; ausência de ponto para conferir velocidade; lirismo
confessional (onde ele abre sua intimidade para o leitor).
Palinódia – “estava ele, a prima, em Recife tomando banho
com o primo no inverno.”
Erotismo – prima primeira; primeva- eva – obra prima.
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