_A_Virada _Educacional_no_Século XXI
Por Gelza Reis Cristo
Planejar é essencial nas práticas pedagógicas. Hoje o professor planeja mais para renascer como novos professores do século XXI. De repente as novas aulas não se encaixavam as novas ferramentas do mundo pós-moderno. E as mudanças são tão rápidas que por vezes ficamos perdidos num oceano de teorias e práticas educacionais.
“O livro didático é a maior fonte da história da educação. É a imagem da escola e da sociedade que o escreve, ele é o suporte.” (ESCOLANO, 2001, 172-3) citado por apud, conforme Razzini no seu texto História da Língua Portuguesa. Durante muitas décadas o professor trabalhou com os livros, lousa e giz. Hoje ele está diante de inúmeros desafios como vimos até agora nas discussões dos Fóruns da pós-graduação on-line da UNICAMP (Universidade de Campinas-SP). As novas ferramentas da Educação estão inovando as práticas pedagógicas. Falamos sobre as novas ferramentas educacionais do século XXI e deixamos explícito o perfil dos novos educadores: somos uma sociedade de aprendentes, e quando oferecemos a nossa didática e interagimos com os nossos discentes aprendemos muito com eles. Por isso somos levados a buscar novas estratégias de ensino para tornar as novas aulas interessantes. Por tudo isso também o mestre, que hoje é um mediador, almeja discentes acordados para o seu desenvolvimento pessoal. Como formar um aluno autônomo, leitor e escritor crítico, se este sequer lê um livro e nem pensa em reagir diante de nosso incentivo? O grande entrave continua sendo uma escola desestruturada e professores despreparados; ou seja, sem uma manutenção constante (semanal) de todas as ferramentas que envolvem as novas multimídias. Devemos ser criativos, verdadeiros artistas, o suficiente para despertar aos nossos alunos uma competitividade para atuarem no mercado de trabalho.
Notamos claramente durante nossos estudos que os professores desejam verdades e não engodos nas declarações dos governantes, e que são constantes na mídia televisiva. Houve uma ironia entrelinhas.
“Quais foram às mudanças que a última década do século XXI nos trouxe?”
O maior desafio segundo a declaração de Jomtiem, (Tailândia, 09 de março de 1990) é fazer o aluno aprender de fato os conhecimentos úteis, habilidades de raciocínio, aptidões e valores.
Que impacto essas mudanças globais trazem para os letramentos, a educação e o ensino de Língua Portuguesa? Tudo começou com a queda do Muro de Berlin e o fim da Guerra Fria no dia 09 de novembro de 1989. Nesse momento o globo ficou dividido em dois blocos: capitalista e comunista por isso houve o avanço da globalização. Vimos que em 2008, a EU criou o QEQ (quadro europeu de qualificações denominado processo de Copenhagen). Nele 32 países da EU debatem questões sobre o ensino e as profissões procurando criar um sistema europeu de transferência de créditos para a formação de profissionais. São os efeitos rematados das políticas educativas na era da globalização, cujos conceitos-chave são as competências e habilidades que terão impactos nos nossos atuais referenciais e propostas educacionais.
A globalização dos anos 90 também investiu muito em tecnologias e ferramentas que permitissem a otimização de seu funcionamento. Com a expansão dos produtos tecnológicos, estes baratearam permitindo assim maior democratização facilitando a interação com outras mídias: a indústria cinematográfica; (MP4, vídeos), a fonográfica; (MP3, CEDs, DVDs), a telefonia celular, o rádio e a TV. Essas multi e hipermídias teem lugar reservado em todos os lares.
Com tudo esse avanço tecnológico, em meio a tantas mudanças, os nossos governantes assumiram a renovação da nossa velha LDB. Até 1996 esta era a Lei 5.692/71. Feita a reforma foi promulgada em 20 de dezembro de 1996 ficando a nova LDB- Lei 9394/96- afirmando a universalização do Ensino Fundamental I e II e também para o Ensino Médio. Educação Básica pública gratuita e obrigatória.
Portanto, trabalhar para a universalização do ensino é dever, doravante, de todos os professores do Ensino Básico. Estamos diante de uma razão mundial que é a globalização, o avanço das TICs, pois com o acesso da informática, a maioria da população pobre diminuindo, como também o avanço da pobreza e da exclusão social.
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