domingo, 18 de outubro de 2015

USP - O SONHO DE MUITOS JOVENS






Homenagem a Verônica Reis Cristo
Amanhã, dezenove de outubro de 2015. Trinta e um anos. E poderia ser uma centena deles, mas sua mãe jamais esqueceria um fato glorioso na vida da Verônica: uma conquista, um susto, e muitas mudanças. Em 1984 ela nascia para ser admirada pela sua coragem e determinação.
Para muitos jovens da Baixada Santista passar no Vestibulinho da Federal de Cubatão era uma luz para o seu primeiro emprego depois do curso técnico. Assim foi com a sua irmã Vanessa CRISTO. No entanto para essa jovem da qual menciono, a oportunidade do sonho de liberdade começara nessa escola Federal tão cobiçada.
Na hora da opção tão obvia para os seus pais ela disse NÃO ao curso técnico e abraçou o colegial. Ela queria entrar na maior Universidade da América Latina e tinha consciência que o seu pai não estava pronto para pagar um cursinho. Sabia o que ia alcançar desde os primeiros passos. E não estava sozinha porque formou um grupo de jovens estudiosos com os mesmos objetivos. Seis alunos se empenharam na tarefa da superação e entre eles o seu grande amigo, o Neto. Todos foram parar na USP sem fazer sequer um ano de cursinho.
Mãe, não precisa falar pra ninguém que passei sem fazer cursinho. Ela disse na sua modéstia. O fato é que o pior estava por vir porque a menina fora criada para ficar com os pais até casar e de repente estava de mochila nas costas para morar em São Paulo. Aonde? Todos vizinhos da Universidade e não conseguiram morar no campus? Este era para os que vinham de outros Estados. O pai dela de tão nervoso travou e a mãe teve de acompanhá-la com os demais pais na tarefa de matrícula e moradia. Foram dias difíceis, mas por fim surgiu a “Casinha de Boneca”, a primeira para quatro colegas. Esta era tão pequena que a porta do banheiro de tão estreita o corpo passava de lado. O teto era tão baixo que o mais alto se agachava. Tudo de madeira. O importante ali era a segurança de uma morada no quintal de uma família. Ela era a única princesa do castelo de jovens sonhadores e estava superando tabus, eu sei.
Depois vieram outras moradas bem confortáveis e a vida transcorria na mais eletrizante labuta. O fato é que essa jovem conquistou o seu curso de RP (Relações Públicas), e ainda passou duas vezes no vestibular da USP em outras disciplinas. Foi para outros empregos efetivos. No entanto a sua paixão pelo Campus Federal a trouxe de volta e lá está ela conquistando o seu crescimento.
Verônica CRISTO é uma devoradora de livros, uma leitora admirável e vai estudar para sempre. Eu Creio. Para ela que certamente já tem a sua autobiografia, essa passagem da sua vida eu precisava contar porque sofri com ela e admirei-a toda semana quando ela descia a serra com a sua super mochila de campo cheia de roupas sujas e na segunda-feira bem cedinho lá ia a menina com marmitas e roupas limpas para mais uma semana de estudos.
Portanto, veio à conquista, a liberdade, a cidadã e a mulher dos novos tempos superando os seus limites. Parabéns por mais um aniversário e desejamos, pai e mãe toda a felicidade do mundo.
Gelza Reis Cristo

sábado, 26 de setembro de 2015

Lampião em performance por Gelza Reis Cristo

O livro LAMPIÃO é filho do santo Conselheiro nasceu de um trabalho de pesquisa de campo e do desejo da autora Gelza Reis Cristo de registrar os ineditismos nele contido. Cresceu ouvindo histórias sobre os cangaceiros do tempo do Rei do cangaço. Seu avô Agostinho Gregório dos Reis hospedou Lampião nas suas investidas relâmpagos, pois necessitava de alimentos para o bando e por muitos dias. Eles se escondiam na Serra do Capitão no distrito de Adustina no norte da Bahia, perto do Raso da Catarina. A serra, também conhecida como Ponta da Serra fica no meio da rota batida que os cangaceiros usavam para sair do Sítio do Quinto e chegar até a cidade de Paripiranga para buscarem alimentos. Esta cidade é divisa com Sergipe.
Atualmente a autora divulga o seu livro com performance e palestra para nível médio e universitário. Está aberta a convites.
































segunda-feira, 21 de setembro de 2015

LAMPIÃO é filho do santo conselheiro vendas





Carta de apresentação Lampião

Pode um homem matar e matar por diversas vezes; durante 21 anos como um fugitivo e ainda permanecer um líder imortal para o seu povo?

Com a leitura atenciosa de mais de 30 livros jornais e revistas encontramos no acervo sobre Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, mais de 170 obras sobre o cangaceirismo no Brasil. Os melhores documentos sobre o assunto não investigaram o fato da herança de Lampião ter vindo de um povo carente um século antes do cangaceirismo. E porque a mesma região do Nordeste do Brasil necessitava tanto de um líder? A maioria dos autores se preocupou na divulgação do enredo sobre a violência e em que localidade a atrocidade ocorria.
Porém encontramos o livro mais confiável sobre o General do Sertão: LAMPIÃO O REI DOS CANGACEIROS de Jaynes Bill Chandler com uma documentação vasta e preciosa. No entanto o diferencial do livro dessa autora nordestina do “polígono das secas” se apresenta pelo fato de 76 anos depois da morte do ícone sertanejo, ela apresentar ineditismos e um movimento contado da realidade a ficção por meio de duas obras de ficção de um autor regionalista que viveu o movimento e era natural do Nordeste no centro do movimento. Pesquisas, fotos e depoimentos marcam o relato científico dessa autora que é fonte de Lampião e seu bando.
            Em 2013 publicou pela APED, Rio de Janeiro, a sua antologia poética Maré da Lua com reconhecimento literário em jornais e programas televisivos.
Em 2011 concluiu o curso de pós-graduação, uma especialização em Língua Portuguesa pela UNICAMP de Campinas São Paulo. É formada em Letras pela UNISANTOS.
Participou ao longo de sua carreira de vários programas de televisão com o propósito de divulgar a sua literatura.
Tem trabalho publicado no AMAZON SAT: uma análise completa do poema em linha reta de Fernando Pessoa.
Em 2008 lançou um livro de culinária com uma novela ficcional. Esta obra é uma experiência profissional da autora contendo dezoito anos no mercado informal de quitutes e triviais.
Em 1999 editou independente seu primeiro livro “Meu Universo Interior I” Ed. Scortecci. No dia 11 de setembro de 1999 durante o lançamento do mesmo iniciou uma campanha individual contra a AIDS que percorreu litoral e também o Nordeste
Iniciou carreira literária em 1996, com a publicação de poemas e crônicas na antologia “A Lua e a Pena”, a qual teve quatro edições. Outras produções e antologias, tais como: “Momento do Poeta” Secretaria de Cultura de São Vicente Coletânea Acalanto Ed. Taba Cultural – RJ Coletânea Almas Densas Barra Bonita/SP e Antologia de Poesias, Contos e Crônicas Ed. Scortecci.
Portanto, todo o currículo da autora é fruto dos seus esforços; com exceção de várias apresentações em tvs locais na época dos lançamentos assim como divulgações em jornais. Em todos os lançamentos a autora realiza performances para o seu público. Na escolas públicas onde a professora escritora já realizou vários projetos e apresentações teatrais com os seus alunos. Divulga o seu trabalho também pela Academia Vicentina de Letras Artes e Ofícios “Frei Gaspar de Madre de Deus” onde é membro efetivo. E também pelo blogger: http.:gelzart.blogspot.com

domingo, 20 de setembro de 2015

Lançamento do Livro - Lampião é Filho de Santo Conselheiro – Cangaceirismo e Misticismo

O Rei do Cangaço ganha corpo, voz e livro



Fruto de uma pesquisa de seis anos no chamado Polígono das Secas, no Norte da Bahia, e a partir da análise dos romances Pedra Bonita (1973) e Cangaceiros (1999), de José Lins do Rego, a escritora nordestina radicada em São Vicente Gelza Reis Cristo lança o livro Lampião é Filho do Santo Conselheiro _ Cangaceirismo e Misticismo. O lançamento ocorreu no último sábado (19), às 16 horas, no Museu Histórico da Cidade (Rua Frei Gaspar, 280, São Vicente).

Veja mais detalhes do lançamento na matéria do Jornal A Tribuna.