sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

LANÇAMENTO DO LIVRO MARÉ DA LUA





Lançamento de “MARÉ DA LUA” celebra produção artística e cultural de São Vicente

Festa de lançamento do novo trabalho da escritora Gelza Reis Cristo reúne artistas da cidade em apresentações musicais e teatrais, poesia, exposições de artesanato e pintura

            A escritora baiana radicada em São Vicente, Gelza Reis Cristo, irá lançar no próximo dia 13 de setembro, a partir das 19h15, seu terceiro trabalho, “Maré da Lua”, livro de poesias no qual resgata memórias e costumes da infância vivida no interior do nordeste e sentimentos e impressões da experiência na cidade grande, revelando a sua paixão pela literatura. A festa de lançamento acontece na Praça Cultural Vila de São Vicente, em frente à Igreja Matriz da cidade.

            Uma “homenagem ao ser humano” e, especialmente, uma grande “exaltação da mulher” é como Gelza define seu novo trabalho.  “Maré da Lua” reúne 73 poesias de diferentes momentos da vida da escritora, incluindo as premiadas "Glória a Geraldo Albertine", que hoje está exposto no Museu do Escravo, no Horto Municipal de São Vicente, e "D. Manuel, o Soberano da Glória", menção honrosa no I Concurso Literário Lusófono "Cellula Mater", do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente.

            “Gelza mostra fielmente as carências, os sofrimentos vividos em sua Adustina (cidade natal da escritora), mas também o amor e o reconhecimento em várias fases da vida”, escreve no prefácio a também escritora e poeta Deise Giannini. O livro tem capa e ilustrações assinadas pela artista plástica Marie Sanoki.

            Gelza Reis Cristo é escritora, poeta e professora da rede estadual de ensino em São Vicente e Praia Grande. Iniciou carreira literária em 1996, com a publicação de poemas e crônicas na antologia "A Lua e a Pena", a qual teve quatro edições. Em 1999 editou seu primeiro livro: "Meu Universo Interior I”. Quase dez anos depois, em 1998, a autora lançou “A Cozinheira Nômade”, romance culinário que conta a história da jovem Raíssa, que depois de sofrer maus tratos do marido foge para a cidade grande, onde se torna cozinheira.

            O livro, que já conta com mil exemplares vendidos, traz mais de 140 receitas testadas e aprovadas por Gelza e sua clientela. “A Cozinheira Nômade” revela outra faceta desta escritora baiana, que durante muitos anos trabalhou na fabricação e venda de quitutes. O livro também estará à venda durante o lançamento de “Maré da Lua”.
Festa de Lançamento
                Para a festa de lançamento de “Maré da Lua”, que acontece no dia 13 de setembro, Gelza conseguiu reunir um grande time de artistas da cidade, que, assim como a escritora, há muitos anos lutam pelo reconhecimento.
Verônica Reis Cristo
Relações Públicas-USP